Câmara Municipal de Alpinópolis Aprova Projeto de Lei "Resgatando Nosso Povo" para Nomenclatura de Ruas em Homenagem a Figuras Históricas

por adm publicado 28/11/2023 16h27, última modificação 28/11/2023 16h27

Em uma decisão que promete enriquecer a identidade histórica do município, a Câmara Municipal de Alpinópolis aprovou por unanimidade no dia 27 de novembro de 2023 o Projeto de Lei 004/2023 do Poder Legislativo, intitulado "Resgatando Nosso Povo". Proposto pelo historiador local e Sargento da Policia Militar, Juliano Pereira de Souza, o projeto tem como objetivo nomear ruas em homenagem a personalidades que marcaram profundamente a história de Alpinópolis.

Entre os homenageados destacam-se figuras emblemáticas como o Capitão Januário Garcia Leal, conhecido como "O Sete Orelhas", que, com sua saga em busca de justiça, percorreu diversas províncias; Pedro Gomes de Santana, delegado assassinado em 1885; João Guilherme Rick, responsável por trazer a energia elétrica para a cidade em 1915, entre outros notáveis que deixaram sua marca indelével no tecido histórico da comunidade.

Durante a sessão, os vereadores também resolveram a denominação da Rua do Centro da Praça da Matriz, que passará a ser oficialmente chamada de Rua da Matriz, resgatando uma antiga designação que remonta aos primórdios do Arraial.

A atmosfera da sessão foi enriquecida pela presença de familiares dos homenageados, que expressaram grande satisfação e orgulho pela iniciativa da Câmara Municipal. A honra conferida às personalidades históricas foi recebida com aplausos e reconhecimento, destacando a importância de preservar a memória e reverenciar aqueles que contribuíram para a construção da identidade local.

O historiador Juliano Pereira de Souza foi amplamente elogiado pelos vereadores, que reconheceram seu notável trabalho em desvendar e registrar a rica história da cidade. Em reconhecimento ao seu empenho, o presidente da Câmara, Denílson de Lima, propôs uma moção de aplausos, ressaltando a contribuição significativa do historiador para a preservação e divulgação do patrimônio histórico de Alpinópolis.

Com a aprovação unânime do projeto, a cidade de Alpinópolis dá um passo significativo para fortalecer suas raízes históricas e homenagear aqueles que moldaram sua trajetória ao longo dos anos.